"Hitler americano": foi assim que J.D. Vance descreveu Donald Trump antes de ser seu aliado. Agora, ele é o novo candidato republicano à vice-presidência.

Mas quem é esse homem e como ele virou mão direita de Trump? James David Vance tem 39 anos e é um senador republicano por Ohio desde 2022. Além de político, é empresário, escritor e veterano da Marinha.

Ganhou fama em 2016 quando publicou sua autobiografia, um best-seller que foi adaptado ao cinema. A história de um jovem criado pela avó, que se juntou aos fuzileiros navais, estudou Direito em Yale e obteve sucesso no mundo das finanças. O livro pôs em evidência a situação da classe operária branca do país, bem na época das eleições de 2016.

Trump concorria pela primeira vez à presidência. E Vance era um duro crítico. Chegou a afirmar que o candidato era "perigoso" e "incapaz".

Mas depois, acabou se tornando um amigo próximo do filho mais velho do magnata. E, durante sua campanha ao Senado, foi endossado por Trump e, de repente, se tornou um dos defensores mais vocais do ex-presidente no partido.

Os dois concordam em várias questões, como comércio, imigração e política externa. Vance é um grande apoiador do movimento "Faça a América grande de novo". E tem o mesmo perfil antissistema e antipolítica de seu cabeça de chapa.

A escolha de um político jovem, com a metade da idade de Trump, ainda reforça o contraste com Joe Biden. O adversário democrata tem despertado preocupação sobre suas condições físicas e mentais de seguir na Casa Branca.

Confira /EmCimadaHora