A saída de #biden da corrida à Casa Branca é uma boa ou uma má notícia para Trump?
Os democratas vão ter que correr contra o relógio para aprovar um novo nome e recomeçar uma campanha praticamente do zero. Isso tudo faltando cerca de quatro meses para a eleição em novembro.
Mas a renúncia de Joe Biden, de 81 anos, é um baque também para Donald Trump, que vai ter que recalcular a rota. Até então, Trump estava concentrando sua campanha quase que inteiramente no atual presidente, questionando suas capacidades físicas e mentais. E zombando de cada tropeço do democrata.
Existe ainda um outro desafio para Trump: fazer campanha sem um adversário definido. Embora Biden tenha apoiado a candidatura de sua vice-presidente Kamala Harris, o nome dela não é unanimidade entre os democratas. E a vaga segue aberta, pelo menos por enquanto.
Analistas políticos acreditam que a saída de Biden da corrida é sim uma má notícia para Trump. Com a aprovação em baixa, as constantes gafes e o desempenho desastroso no debate de junho, Biden era visto como um candidato fraco.
Muitos já davam a vitória de Trump como certa. Mas agora o cenário mudou. Os eleitores têm demonstrado em pesquisas que querem líderes políticos mais jovens.
E uma chapa liderada por um governador relativamente jovem, de um estado indeciso, seria uma ameaça para Trump, que está com 78 anos.
Ou ainda uma chapa com Kamala e um vice moderado do meio-oeste também poderia representar perigo para Trump. Isso porque a chapa poderia atrair mais mulheres — ponto fraco de Trump.