[ATUALIZADO ÀS 13H10]
Racismo no Rio - A jornalista Jackeline Oliveira ficou indignada com a cena que ela presenciou na noite da última sexta-feira (19), em uma roda de samba na Praça Tiradentes, no Centro do Rio. Em um evento produzido e frequentado por muitas pessoas pretas, um casal de pessoas brancas começou a imitar gestos e sons de macacos.
Sem reação, Jackeline gravou a cena ainda sem acreditar que estava presenciando um ato que ela considerou uma violência extrema.
"O racismo é uma violência que atravessa as pessoas pretas de diversas formas. Cada pessoa tem uma reação e às vezes não tem reação. Quando eu vi o que estava acontecendo, a minha reação foi filmar e chamar o segurança", comentou.
A cena considerada um ato racista pelos frequentadores do local aconteceu na roda de samba Pede Teresa. A produção do evento também se manifestou na internet contra a atitude do casal.
"Uma cena dessa é absolutamente inaceitável no Pede Teresa. Recebemos este vídeo hoje (sábado) cedo e o nojo toma conta de nossos pensamentos e palavras. Nojo. Nojo de toda essa branquitude disfarçada de paz e amor que vem no samba", escreveu a produção.
Em nota, os organizadores reafirmaram seu compromisso com a luta antirracista e afirmaram que vão procurar a Polícia Civil para denunciar o casal que foi filmado imitando macaco.
Ao longo do dia, seguidores do perfil do Fórum Latino-americano de Educação Musical - Seção Brasil reconheceram a mulher que aparece nos vídeos como participante do evento.
Além de reconhecer que uma das pessoas que aparecem nos vídeos de fato esteve no evento, o fórum afirmou que "solicitou à seção brasileira do Fórum que inicie um processo para que a situação seja investigada e que tudo se proceda conforme as leis brasileiras".
#riodejaneiro #racismo