ELEIÇÃO NA VENEZUELA - Nesta terça-feira (3, em entrevista exclusiva para a repórter Eunice Ramos, da Rede Matogrossense - afiliada da Globo -, o presidente Lula falou pela primeira vez sobre a eleição na Venezuela.

💬 "Como vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça o processo. E vai ter uma decisão que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo", disse o presidente Lula.

"O que precisa é que as pessoas que não concordam tenham o direito de se expressar, de provar que não concordam, e o governo tem o direito de provar que está certo", complementou o presidente.

Lula também foi questionado sobre a nota divulgada pelo PT a respeito do resultado das eleições venezuelanas.

"O PT reconheceu, a nota do partido dos trabalhadores reconhece, elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. E ao mesmo tempo ele reconhece que o colégio eleitoral, o tribunal eleitoral já reconheceu o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador", afirmou o presidente.

Por fim, Lula disse que é "preciso acabar com a ingerência externa nos outros países". Segundo o presidente, "a Venezuela tem o direito de construir o seu modelo de crescimento sem que haja bloqueio. Um bloqueio que mata Cuba há 70 anos, um bloqueio que penaliza o Irã, a Venezuela. É preciso parar com isso. Cada um constrói seu processo democrático, seu processo eleitoral".

#jornalismo #notícias #venezuela #eleiçõesnavenezuela #nicolásmaduro #política #pt #lula

Confira /EmCimadaHora