VERIFICAÇÃO | Post nas redes sociais mostra um discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual ele alega que a Polícia Federal (PF) desmentiu a história da venda das joias avaliadas em R$ 6,8 milhões nos Estados Unidos para custear suas despesas.
❌ É FALSO. A Polícia Federal não desmentiu o caso envolvendo Bolsonaro e a venda das joias avaliadas em R$ 6,8 milhões. A investigação apurou o funcionamento de uma organização criminosa para desviar e vender presentes dados por autoridades estrangeiras durante a gestão do ex-presidente. A PF indiciou Bolsonaro e encaminhou, em 4 de julho, o relatório parcial da investigação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em 8 de julho, Moraes retirou o sigilo do caso.
ENTENDA: O vídeo presente no post não é real. A ferramenta de detecção de inteligência artificial (IA) Hive constatou que há 99,7% de probabilidades de o registro ter sido gerado por IA ou tenha sido produzido por deepfake (técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de IA).
#boatos #fake #desinformação #bolsonaro #policiafederal #deepfake #ia