A água é o principal componente do corpo humano e desempenha uma função fundamental para a manutenção da homeostase corporal. Por isso, ela influencia diretamente no equilíbrio interno do organismo, impactando na regulação de atividades básicas.

O nutrólogo especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais do Instituto SoulMaisessa, Neto Borghi, esclarece que a substância participa de processos como o controle da temperatura corporal, o equilíbrio eletrolítico e a manutenção do volume de sangue. Também é um componente importante para que as reações químicas possam ocorrer nas células.

Além disso, a água auxilia na condução dos impulsos nervosos, sendo indispensável para a produção de energia nas células. Sua atuação ainda afeta a lubrificação das articulações, evitando o desgaste excessivo e facilitando a mobilidade. A produção de saliva e muco também são dependentes da hidratação, possibilitando que haja uma proteção das mucosas do corpo.

Circulação sanguínea: a água auxilia na manutenção do volume adequado de sangue e garante a distribuição de nutrientes, hormônios e oxigênio pelas células.
Regulação da temperatura corporal: a substância ajuda a regular a temperatura por meio do suor. Esse processo evita o superaquecimento do corpo, mantendo a temperatura interna estável.

Função renal: os rins dependem da água para eliminar as toxinas e os resíduos corporais por meio da urina. Em caso de desidratação, o volume de urina diminui e as toxinas podem se acumular, prejudicando a saúde renal.

Digestão: é parte importante no processo digestivo, auxiliando na quebra e na absorção dos nutrientes. A falta de água pode comprometer o processo de digestão, implicando na constipação e má absorção de nutrientes.

Desintoxicação: a água é essencial para eliminar as toxinas pelo suor e pela urina. Quanto mais hidratado o corpo está, mais eficiente é o sistema de desintoxicação natural.

Confira /EmCimadaHora