A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, em Fortaleza, nesta quinta-feira (13), um casal de atores suspeitos de desviar dinheiro arrecadado em doações para vítimas das enchentes no estado gaúcho. Os suspeitos, de 50 anos, criaram pelo menos 235 chaves pix para receber os valores das campanhas.
De acordo com as investigações, a fraude consistia na abertura de contas utilizando documentos falsos e criação de chaves pix similares às utilizadas em campanhas. Era alterado apenas um dígito das chaves a fim de induzir possíveis contribuintes ao erro. Foram criadas 235 chaves, abrangendo as mais diversas campanhas de arrecadação de donativos. Em maio, os suspeitos criaram novas chaves todos os dias.
Por se tratar de campanhas amplamente divulgadas nas redes sociais, influenciadores notaram que vários seguidores estavam reportando um destinatário diverso do anunciado na campanha. A partir de então, a Polícia foi acionada e se iniciou as investigações.
Segundo a Polícia Civil do RS, o casal é formado por um ator e comediante, que se apresenta nas redes sociais também como “recitador, interessado em Cinema e TV”, e uma influenciadora digital, com mais de 26 mil seguidores no Instagram, onde também afirma ser apresentadora de rádio e atriz de uma série televisiva.
Além dos mandados de prisão, ambos também foram presos em flagrante por falsificação de documento, visto que durante as buscas foram encontrados documentos falsos utilizados para a abertura das contas bancárias. A ação contou com apoio da Polícia Civil do Ceará. Fonte: Jornal Jangadeiro