As tempestades que atuaram até poucas horas atrás no Rio Grande do Sul se afastaram para o oceano, não representando mais riscos ao continente, pelo menos por enquanto. No decorrer da noite deste domingo (23) e da madrugada de segunda-feira (24), uma nova frontogênese ocorrerá entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esse fenômeno resultará na formação de uma nova frente fria, que trará volumes consideráveis de chuva para ambos os estados, afetando também o Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná.
Os primeiros temporais devem se formar no Centro-Norte do Rio Grande do Sul, avançando para leste/nordeste e atingindo o Litoral Sul e o Oeste de Santa Catarina entre 01h e 04h da madrugada de segunda-feira. Posteriormente, essas tempestades se espalharão pelas demais áreas de Santa Catarina. No Paraná, os núcleos de tempestade chegarão pela manhã com menor intensidade, impactando mais fortemente as áreas já mencionadas. Não se descarta a possibilidade de chuva forte na região Metropolitana de Curitiba e no Leste Paranaense.
A frente fria permanecerá estacionária durante toda a segunda-feira (24), resultando em um dia com chuvas persistentes e intensas em algumas localidades.
⚠️ Previsão de acumulados de chuva:
➡️ Entre 80mm e 120mm: Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí (com destaque para o Alto Vale) e Grande Florianópolis, em Santa Catarina.
➡️ Entre 30mm e 50mm: Planalto Sul de Santa Catarina e Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná.
➡️ Entre 30mm e 50mm: Centro-Norte do Rio Grande do Sul e Litoral Sul de Santa Catarina.