Na longa entrevista que concedeu à coluna Guilherme Amado, Calinka de Moura, ex-mulher de Tales de Carvalho, filho de Olavo de Carvalho, disse que a escola de cursos Instituto Cultural Lux et Sapientia (ICLS) virou uma seita. O ICLS foi fundado há pouco mais de dez anos por Tales e o irmão dele, Luiz Gonzaga de Carvalho Neto, o Gugu.

Além de Calinka, duas das filhas do casal, Julia e Ana Clara, também fizeram relatos à coluna sobre v1olências e abvsos do pai e sobre o ICLS. Elas apontaram Gugu como “guru” do ICLS e afirmaram que ele cria doutrinas baseadas apenas em suas ideias, misturando conceitos de diversas religiões.

“Com o decorrer do tempo, nós percebemos que aquilo virou uma seita. As pessoas entram no ICLS com a promessa de acolhimento, compreensão da própria religião, da realidade, de Deus, e de repente elas estão idolatrando o Gugu. Elas estão seguindo o passo a passo de tudo o que o Gugu fala. Porque para elas poderem ficar bem, ter um aprimoramento pessoal, espiritual, elas têm que ter um acompanhamento de tudo o que o Gugu fala”, relatou Calinka.

“Toda a doutrina dentro do ICLS é em torno dele”, contou Julia.

Calinka de Moura, Julia Moura de Carvalho e Ana Clara Moura de Carvalho deram longas entrevistas à coluna. Elas narram episódios de sad1smo e crueldade de Tales de Carvalho, que teriam ocorrido ao longo de mais de duas décadas, além da formação da seita em torno do ICLS. A coluna também conversou com outras três ex-mulheres de Tales. Sob a condição de anonimato, uma delas aceitou gravar entrevista.

Confira /EmCimadaHora