Um grupo com cerca de 100 golfinhos foi avistado no último domingo (28/7), por um grupo de remadores que passava pela região do Canto do Forte, na Praia Grande, no litoral sul de #sãopaulo.
Ao Metrópoles, a instrutora Giovanna Oliveira, de 24 anos, contou que cerca de 12 remadores entraram no mar por volta das 7h para a prática de remoterapia e logo depois encontraram os animais. De acordo com ela, o encontro de golfinhos e outros animais marinhos é comum na região mas não com a frequência atual:
“A gente sempre vê mas é uma vez a cada dois meses. Essa semana nós vimos três vezes”.
A instrutora da equipe Remoterapia Kayak disse que, no inverno, o número aumenta devido a temperatura mais baixa das águas o que gera o alto número de cardumes de peixe e água viva.
Além disso, Giovanna afirma que os registros flagraram um momento em que os golfinhos estavam caçando.
A aparição dos animais gerou uma reação bem emocionante aos remadores, segundo a instrutora:
“Era a primeira vez da maioria na remada. Alguns choraram de felicidade e de emoção. Não imaginaram que podia acontecer”.
Renan Ribeiro, de 27 anos, era um dos remadores presentes no momento. Ele conta que conheceu a prática justamente por vídeos de encontros com golfinhos.
O remador afirmou que tinha a expectativa de ir no dia anterior mas que por conta do frio excessivo deixou para o domingo. Renan definiu a experiência como uma das melhores que ele já teve:
“Estar no lugar certo, na hora certa e presenciar de perto o que a natureza nos proporciona. Foi muito gratificante e surreal”.