Nesta terça-feira (3, três catarinenses foram presos como parte da #operaçãoleafdown, uma ação coordenada pela Polícia Federal para combater o armazenamento e a difusão de material de abuso sexual infantil em todo o país. As prisões ocorreram em #chapecó, São José e Florianópolis, locais onde também foram realizadas buscas e apreensões.
Cerca de 200 agentes federais estão envolvidos na operação, que abrange vários estados brasileiros. Em Santa Catarina, além das prisões, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, resultando na descoberta de vasto material ilícito.
Os presos são acusados de armazenar e possivelmente compartilhar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, com punições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os dispositivos eletrônicos apreendidos estão sendo examinados para mais investigações.
A operação recebeu o nome “Leafdown” devido ao esforço de derrubar a rede de usuários que compartilham e adquirem material de abuso na dark web, muitas vezes com alcance internacional.